Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis – Área de Concentração: Produção Sustentável, da UFSCAR/Sorocaba, oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, fundamenta-se numa abordagem holística e interdisciplinar exigidas nas questões relacionadas com a produção sustentável e o uso e aproveitamento dos recursos renováveis. O objetivo é formar um profissional com perfil inovador, com formação sólida e integradora, que o habilite a atuar de forma interdisciplinar buscando a produção sustentável. É uma proposta integradora, com uma área de concentração (produção sustentável) e 2 linhas de pesquisa:

Manejo de Recursos Renováveis

Contempla as linhas de pesquisas relacionadas ao planejamento para o uso sustentável dos recursos renováveis. Estuda ainda as estratégias e as técnicas para conservação, manejo e recuperação de áreas bem como o manejo de bacias hidrográficas.

Produtos Sustentáveis

Estuda o aproveitamento racional dos recursos renováveis como fornecedor de matéria-prima. Estratégias corretas para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Planejamento da sustentabilidade através de múltiplos produtos, produtos de maior valor agregado, aproveitamento de resíduos. Incluindo teoria da amostragem e a modelagem de crescimento e produção.

Requisitos

Mestrado Acadêmico: Para obter o título de mestre, os alunos precisam cumprir 100 créditos, sendo 35 créditos em disciplinas e 65 créditos pela defesa da dissertação. Dos 35 créditos em disciplinas, 10 são cumpridos em disciplinas obrigatórias e 25 créditos em disciplinas optativas.

Doutorado: Para obter o título de doutor, os alunos precisam cumprir 200 créditos, sendo 55 créditos em disciplinas e 145 créditos pela defesa da dissertação. Dos 55 créditos em disciplinas, 25 são cumpridos em disciplinas obrigatórias e 30 créditos em disciplinas optativas.