Seminários em Produção Sustentável II

Sigla: PUR 031

Caráter da disciplina: obrigatória para o curso de doutorado

Número de créditos: 5

Justificativa: Na pós-graduação é de extrema importância que os alunos sejam capazes de apresentar e discutir temas atuais, além de serem capazes de se expressar em público e serem capazes de usar materiais audiovisuais em suas apresentações. Dessa foram o objetivo desta disciplina é auxiliar os alunos de mestrado e doutorado nessa capacitação.

Ementa: Estes seminários são espaços para o debate de temas atuais de interesse das linhas de pesquisa. É exigido do aluno frequência semanal aos seminários para, após apresentação de tema de interesse geral ou específico relacionado a uma das áreas do PPGPUR, participar de discussões sobre o seminário apresentado. Além da frequência e discussões semanais, o aluno deverá apresentar seminário de tema livre, porém de interesse geral ou específico relacionado a uma das áreas do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis. Também será exigido do aluno a participação em defesas de mestrado e\ou doutorado e\ou participação em qualificações de mestrado e\ou doutorado.

Objetivos

• Apresentar e discutir temas atuais e relevantes para a Área de Concentração Produção Sustentável.
  • Treinar os pós-graduandos em técnicas de revisão bibliográfica, preparo de palestras e uso de auxílios audiovisuais.
  • Exercitar a capacidade de síntese com a elaboração e preparo dos resumos dos seminários.
  • Treinar os pós-graduandos em apresentações em público.
  • Praticar a discussão oral de temas de interesse, mantendo alto nível ético e acadêmico, com participação dos pós-graduandos, professores e convidados.
  • Desenvolver nos pós-graduandos capacidade crítica, em clima profissional e de cordialidade.
  • Enriquecer o conhecimento geral e levar o pós-graduando a ser capaz de expressar a opinião sobre temas atuais e/ou, polêmicos nas área de Concentração Produção Sustentável.

Bibliografia Principal
: A bibliografia será explicitada pelo professor de acordo com o tema definido para o seminário.