Diogo Aparecido Lopes da Silva

Grupos de Pesquisa
Líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia da Sustentabilidade: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3148251892032994

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Operações e Logística (GPOL) - UFSCar

Pesquisador no Grupo de Pesquisa Reciclagem de Materiais, Reaproveitamento de Resíduos e Produção Mais Limpa

Formação
Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus de Sorocaba/SP no curso de graduação em Engenharia de Produção. Também é orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEPS) e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR) da UFSCar. Em 2016, obteve o título de Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB - Espanha). Em 2012, obteve o título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio na Universidade de Coimbra (UC - Portugal). Em 2010, se graduou em Engenharia Industrial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Experiência Profissional
Trabalhou na empresa Duratex S.A., com experiência na área de Gerência da Produção - Melhoria Contínua, Manufatura Enxuta, e Gestão da Qualidade. Trabalhou na empresa Maringá S/A Cimento e Ferro-Liga com experiência na área de Controle Ambiental. Atualmente é membro da Rede de Avanços em Produção Mais Limpa, membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e revisor de diversos periódicos científicos voltados às áreas de Gerência da Produção e Sustentabilidade.

Temas de Pesquisa
Atua em pesquisa nas linhas de Gestão e Engenharia do Ciclo de Vida (Avaliação do Ciclo de Vida - ACV, Manufatura Sustentável, Ecoeficiência e Ecodesign), especialmente em empresas do setor florestal.